segunda-feira, 7 de setembro de 2009

NOVELA ; CAMINHO DAS ÍNDIAS



Novela Caminho das Índias exibida pela TV Globo no horário Nobre



Uma história que tem na trama amor, razão, sanidade, loucura, crenças e valores que diferenciam o Ocidente e o Oriente, amores proibidos, culturas diferentes, disputa pelo dinheiro e rivalidade entre irmãos.







Nestas últimas semanas, a novela está caminhando para o fim, com isso tem ocorrido muita revelação como o sequestro de Raul, a verdade sobre a sua morte, a ligação dele com Yvone e o Mike. E sobre Maya os seus segredos estão quase descobertos pelo Raj.












Esta novela é destinada a um público que gosta de tramas que envolvem cultura, povos, religiões e costumes.













O tema cultura está sendo colocado em primeiro lugar. Toda a trama está sendo desenvolvida na Índia,mostrando assim seus costumes, sua religião, suas castas. Mesmo que de forma enganosa, mostrando uma Índia diferente da realidade.




Certos conceitos como justiça, amor, trabalho e diversidade é muito bem empregado na novela. Com o personagem Tarso, que possui esquizofrenia e tem dificuldades no tratamento por causa de seus pais que não aceitam a doença.Há também os alunos que agridem os professores e colegas com palavras e ações.Representado pelo personagem Zeca um aprendiz de Pitboy, a autora traz muita reflexão sobre estes temas, mostrando mais como uma alerta para que isto deixe de ocorrer nos dias de hoje.


A novela é muito rica no seu cenário e nas vestimentas. Tudo com muito adorno,enfeites , bijuterias mostrando uma Índia com pessoas bem ricas algo muito diferente da realidade atual.







Esta novela influencia o comportamento das pessoas, tanto na moda, com seus saris e sua bijuterias, como no modo de falar, as pessoas nas ruas repetem as expressões que ouviram na novela como "Hare baba", "atchá", "tike", "namaste" e outros. Até o chá que é tanto falado nas cenas, também tem sido consumido pelas pessoas.








A novela não mostra a miséria causada pelo domínio das castas sob o apoio de uma religiosidade traiçoeira mórbida hipnotizante.


Há cenas mais parecem montagens, não é esta a realidade da Índia, pois o único objetivo é glamorizar e divulgar os "deuses" indianos que levaram o país a ser um dos mais miseráveis, sem higiene e politeísta do mundo.


Eles idolatram o Rio Ganges pois o considera, como a origem e o fim da vida.


Por isso eles costumam jogar seus mortos no rio quando não conseguem lenha para queimá-lo.


O rio é extremamente sujo, cheio de lixo, esgoto e cadáveres, as pessoas tomam banho, bebem água e fazem seus rituais em suas margens.



A sociedade brasileira tem visto esta novela como uma ilusão de uma religião, um mundo fantástico vindo da Índia, promovido pela TV.





Nenhum comentário: