domingo, 6 de setembro de 2009

FILME: O QUARTO PODER


Um filme que mostra como a imprensa influencia a opinião pública. Seus principais personagens são Max Brackett um jornalista decadente interpretado por Dustin hoffman e Sam Baily um segurança de Museu que comete um grande mal-entendido, interpretado por John Travolta.

Max o jornalista tem o objetivo de deslanchar sua carreira e Sam o segurança apenas quer o seu emprego de volta. Sobre a relação e os interesses e a conduta ética destes personagens, os dois perderam a ética, a postura em função de seus interesses pessoais, na busca pela suas metas perderam o limite entre a razão e a emoção.


A mídia no filme manipula a situação e tendenciona a cobertura, manipula opiniões e sentimentos usando o poder que tem para persuasão, escondendo interesses econômicos e políticos.

Há muita relação entre os fatos desta ficção e a vida real, hoje os meios de comunicação em massa disponibiliza muitas informações que muitas vezes são manipuladas, distorcidas com o intuito do sensacionalismo . A falta de ética tem sido muito comum nos meios jornalísticos.

Aqui no Brasil podemos citar o caso "Eloá", onde a mídia transformou a situação em grande espetáculo, marcado pelo estímulo dos sentimentos, prolongando assim os acontecimentos além do necessário e promovendo um verdadeiro "circo", atuando como "elo" entre o sequestrador, a polícia e a mídia.

Um filme emocionante que nos faz refletir como a mídia manipula os acontecimentos buscando audiência, transformando tramas fazendo sensacionalismos, não se importando com o espetáculo. Usando o seu poder para atingir os seus objetivos .

Mas o fim foi muito brilhante quando mostra o desespero do jornalista Max por não conseguir conduzir o final dos fatos de forma positiva.

Nenhum comentário: