Ensinar com Internet
Atividade usando a Galeria de Arte
Mílada Tonarelli Gonçalves
Professora Vera Santos
Foto: Mariana Tonarelli Gonçalves
Os alunos da professora Antonia Vera Mendes Santos não se interessavam por atividades, tinham dificuldades em concluir exercícios, distraíam-se em conversas e brincadeiras, trocavam letras na escrita, entre outros problemas que necessitavam de orientação constante do professor.
A educadora é a responsável pela Sala de Apoio Pedagógico (SAP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pracinhas da FEB, em São Paulo, e desenvolveu atividades com esses alunos do Ciclo II (3ª e 4ª) do Ensino Fundamental, que tinham como maior incentivo à participação o fato de que seus trabalhos seriam divulgados na rede mundial de computadores, por meio da Galeria de Arte do EducaRede.
“Durante a realização das atividades, os alunos mostraram-se interessados em iniciar e concluir seus trabalhos, pois sabiam que iriam ser publicados na Internet”, afirma a professora Vera, que contou com o apoio e a participação da responsável pela sala de informática educativa da escola, professora Paloma Godoi. ::
Como surgiu a idéia
O desejo de trabalhar com desenhos e pinturas surgiu dos próprios alunos no início do ano letivo quando a educadora levantou as expectativas deles em aula. A professora Vera aproveitou a divulgação da exposição “Picasso na Oca”, em São Paulo, e encaminhou os trabalhos usando a pintura e o desenho do artista como referência. As crianças já tinham ouvido falar da exposição em propagandas de TV, revista, outdoor etc.
:: Objetivos
"O boneco", da aluna Dayane Alvesestimular a expressão e a representação das idéias, plasticamente ou em textos;
explorar programas de informática para a produção de trabalhos;
utilizar a Internet em atividades pedagógicas: pesquisa e publicações das produções;
navegar no portal EducaRede para conhecer trabalhos dos colegas.
explorar programas de informática para a produção de trabalhos;
utilizar a Internet em atividades pedagógicas: pesquisa e publicações das produções;
navegar no portal EducaRede para conhecer trabalhos dos colegas.
:: Conteúdos trabalhados
Em sala de aula
Na sala de Informática
- Biografia- Cubismo- Sólidos geométricos- Planificação (figuras geométricas)- Ângulos, arestas e bases
- Aplicativos: apresentação e uso de recursos do programa Paint- Internet: pesquisa em sites indicados pela professora- EducaRede: pesquisa nos materiais de Arte e Cultura do Assunto é... e Educalinks -
Visita e publicação na seção Galeria de Arte
:: Atividades propostas1
- Leitura e pesquisa em diversas fontes selecionadas pela professora (livros, sites):
observação de imagens pintadas por Picasso;
observação de imagens pintadas por Picasso;
O plantador de sementes", do aluno Lucas Cunha Aguiarbibliografia e outras informações sobre o pintor.
2 - Produção de material na sala de aula e na sala de informática:
colagem com diversos materiais;
textos informativos e narrativos;
uso de ferramentas do programa de desenhos digitais Paint;
confecção de livro de formas geométricas.
2 - Produção de material na sala de aula e na sala de informática:
colagem com diversos materiais;
textos informativos e narrativos;
uso de ferramentas do programa de desenhos digitais Paint;
confecção de livro de formas geométricas.
:: Descrição das atividades
Usando o programa de desenhos digitais
A imagem “A queda de Ícaro”, de Picasso, foi utilizada para a exploração de linhas e figuras. Posteriormente, a história e imagens do mito “Dédalo e Ícaro” permitiram a contextualização de parte da pintura de Picasso e a reflexão pelos alunos sobre a representação de partes de um acontecimento. A partir desse momento, os estudantes deveriam fazer como Picasso: representar partes de uma história.
"O vaso do imperador", do aluno Rodrigo DosatolteAs crianças criaram suas representações a partir do livro “O pote vazio”, de Demi, que trata de valores como sinceridade, honestidade e humildade. Após a leitura, os alunos seguiram para o computador e representaram parte desse conto de origem chinesa. As produções foram feitas utilizando o programa de desenhos digitais Paint e depois foram publicadas na Galeria de Arte do EducaRede.
A imagem “A queda de Ícaro”, de Picasso, foi utilizada para a exploração de linhas e figuras. Posteriormente, a história e imagens do mito “Dédalo e Ícaro” permitiram a contextualização de parte da pintura de Picasso e a reflexão pelos alunos sobre a representação de partes de um acontecimento. A partir desse momento, os estudantes deveriam fazer como Picasso: representar partes de uma história.
"O vaso do imperador", do aluno Rodrigo DosatolteAs crianças criaram suas representações a partir do livro “O pote vazio”, de Demi, que trata de valores como sinceridade, honestidade e humildade. Após a leitura, os alunos seguiram para o computador e representaram parte desse conto de origem chinesa. As produções foram feitas utilizando o programa de desenhos digitais Paint e depois foram publicadas na Galeria de Arte do EducaRede.
:: Passo a passo na Sala de Informática
1º momento:
"O pote vazio", do aluno Vinicius Santosabrir o programa Paint;
explorar as ferramentas;
produzir desenhos;
corrigir a escrita;
salvar os trabalhos;
escrever título, autor e texto da produção.
2º momento:
navegar no portal EducaRede;
conhecer a Galeria de Arte;
realizar as publicações na Galeria de Arte e Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário